Raça de Cavalo: Mangalarga Marchador
Conheça tudo sobre os cavalos da raça Mangalarga Marchador:
Principais características do Cavalo Mangalarga MarchadorPara machos o ideal é de 1,52m, quando é admitido para o registo definitivo pelo menos 1,47m e um máximo de 1,57m.
Para fêmeas o ideal é de 1,46m, quando é admitido para o registo definitivo pelo menos 1,40m e um máximo de 1,54m.
Todas. São admitidas todas as pelagens, porém a predominante é a Tordilha.
Passeio, Enduro, Esportes e trabalho com o gado.
Cavalos da Península Ibérica , Andaluz e Crioulos
O cavalo o mais popular e o mais difundido no Brasil é o Mangalarga Marchador, que iniciou sua formação em 1740. Seus registros já alcançam mais de 350.000 animais somente no país.
João Francisco de Portugal estabeleceu-se no Brasil na fazenda Campo Alegre, onde os cavalos de Marchadores começaram a surgir. Francisco adotou o sobrenome Junqueira para designar sua cidade nativa. Um de seus doze filhos, Gabriel Francisco Junqueira, Barão de Alfenas, é creditado pela expansão e o desenvolvimento da raça. Seu amigo, Dom Pedro I (1798-1834), imperador de Brasil e filho de Joao IV de Portugal, deu-lhe uma garanhão Alter Real nomeado Sublime.O garanhão Sublime era descendente de dois cavalos trazidos da Coudelaria de Alter Real , em Portugal por D. João VI durante a invasão da Península Ibérica pelas tropas napoleônicas. No Brasil, Sublime foi cruzado com éguas da fazenda Campo Alegre: Espanhois , Crioulos e Andaluzes. A maioria dos cavalos espanhóis utilizados na fazenda no lançamento da raça foram os famosos Ginete Espanhol (cavalos de marcha que vieram da Espanha com os conquistadores europeus), conhecidos por serem rápidos e suaves. Os descendentes do cavalo Sublime produziduziram as características do atual cavalo Mangalarga Marchador: docilidade e marcha suave, com uma passada cadenciada e rítmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário